A formação do professor e a formação do professor que ensina matemática

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca conhecer a formação dos professores, tanto inicial como continuada, que ensinam matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, analisando as influências deixadas dessa formação quanto ao conhecimento e utilização dos vários recursos didáticos facilitadores do processo ensino/aprendizagem de Matemática. Para isso, desenvolve estudo em uma escola municipal da cidade de Araxá/MG, com dez professoras, sendo que cinco delas possuem menos de cinco anos de docência e cinco possuem mais de dez anos de magistério. O critério de seleção das entrevistadas busca contemplar diversificações profissionais no quesito experiência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a entrevista como instrumento de coleta de dados. As entrevistas foram realizadas individualmente, sendo que os nomes das entrevistadas foram substituídos por nomes de flores. O resultado da investigação demonstra o distanciamento existente dos cursos de formação inicial, principalmente o magistério, do estudo de novas metodologias e recursos didáticos no trabalho com a matemática, observando, segundo as próprias palavras das professoras entrevistadas, “uma fragmentação entre teoria e prática”. Quanto à formação continuada, pode-se observar, pela análise de conteúdo das falas das professoras entrevistadas, a carência no oferecimento de cursos e oficinas específicos sobre Matemática e, nas poucas vezes em que são realizados, o desprazer pelo conteúdo dificulta a participação docente nas mesmas.


Palavras-chave


formação de professores; formação inicial; formação continuada; matemática

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