Percepções dos Estudantes Portugueses sobre Identidade Nacional

Anabela da Silva MOURA

Resumo


O presente artigo relata os resultados da primeira parte de um projecto internacional de investigação colaborativa, que envolve Portugal, Inglaterra e Turquia, sobre estratégias de ensinoaprendizagem relacionadas com o conceito de cultura. O projecto envolverá três partes e este artigo refere-se à investigação Portuguesa apresentada em Março, na II Semana das Artes- Educação e Sociedade - espaços de actuação artística” , que decorreu no Museu Municipal de Viana do Castelo e que foi promovida pelos Departamentos de Expressão e Comunicação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESEVC) e do Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho. Aqui se descreve e analisa a informação visual e oral, relacionada com as percepções de crianças e adultos sobre a noção de identidade e foi recolhida na ESEVC em turmas de alunos de Variantes de Arte e de 1º ciclo (futuros professores de Ensino Básico generalistas e especialistas) e numa aula de Expressão Plástica de 3º ano do 1º ciclo.


Palavras-chave


Educação Artística; cultura; identidade; formação de professores

Texto completo: PDF