Identificação e análise de atitudes de professores de arte portugueses sobre racismo, etnicidade e pluralismo cultural
Resumo
Este artigo descreve um workshop que decorreu na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo no mês de Outubro de 1997, na Escola Superior de Educação, no âmbito de um programa de Doutoramento relacionado com Educação Multicultural na Educação Artística. Tratou-se do 1º ciclo de uma investigação-acção que contou com a participação de professores de diferentes disciplinas e níveis de ensino e teve as seguintes finalidades: (i) Compreender diferentes perspectivas apresentadas pelos participantes, numa discussão colaborativa relacionada com problemas de discriminação e racismo que ocorrem dentro e fora das suas salas de aula; (ii) ajudar os participantes a tomarem consciência dos estereótipos e preconceitos existentes na escola e sociedade através da análise de imagens; (iii) introduzir os participantes na reflexão dos propósitos e métodos da educação multicultural; (iv) utilizar o seu conhecimento sobre o contexto educativo Português; (v) identificar as necessidades dos participantes em termos de adaptação a uma reorganização curricular, determinando os obstáculos e dificuldades que lhes pudessem surgir nos seus percursos profissionais.
Palavras-chave
Professores de arte, racismo, etnicidade, pluralismo cultural.