Sobre o ofício de mestre – maneiras de ser e estar na profissão

Ivana Guimarães Lodi

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho desenvolvido com a turma de Pedagogia do Centro Universitário do Planalto de Araxá que buscou conhecer um pouco mais sobre o Ofício de mestre. Dentre as várias atividades realizadas, foi feita uma pesquisa com 10 professores da instituição, buscando identificar algumas percepções que os mesmos têm sobre o ser e viver este ofício. Buscamos discutir sobre a formação para o exercício profissional e a imagem que os mesmos têm sobre este fazer recuperando alguns sentidos e significados de sua identidade, como também, sobre a percepção do papel do professor e da educação no país. Para o levantamento dos dados realizamos uma pesquisa estruturada com os professores participantes através de um questionário estruturado. Participaram 10 professores do UNIARAXÁ, sendo 4 homens e 6 mulheres, que atuam em diferentes cursos da instituição. Não utilizamos como critério o tempo de magistério e nem a formação específica em Pedagogia e sim, o fato de todos serem professores universitários.Podemos dizer, de acordo com os professores pesquisados, que todos estão na profissão por escolha, mesmo que alguns não tenham passado pela formação de formadores. Entre desafios, cobranças,
exigências e mudanças pelas quais a educação tem passado no país, muitas delas contraditórias, existem em todos eles a crença naquilo que fazem, como também esperança e determinação em fazer do seu exercício profissional uma busca pelo crescimento mútuo de todos os envolvidos e, consequentemente, a consciência da importância do ofício de
mestre na construção de possibilidades para o exercício da cidadania.

Palavras-chave


Ofício de mestre; Educação; Desafios; Possibilidades

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