O processo de internacionalização de uma empresa brasileira atuante no mercado de metalurgia e mineração – uma avaliação a partir do modelo de Uppsala
Resumo
Este estudo verificou a necessidade das empresas participarem do mercado externo. A própria estrutura interna de consumo de mercado propicia e às vezes exige inovações, adequações e até mesmo estratégias internacionais e inovadoras. O modelo de Uppsala possui grande relevância para o entendimento da realização de negócios internacionais. Vários autores e acadêmicos o consagram como uma das principais teorias, das mais amplas e completas. O objetivo deste artigo foi estudar o processo de internacionalização da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM sob o enfoque do processo de internacionalização com o Modelo de Uppsala. O artigo foi caracterizado por um estudo de caso e teve como base para levantamento de dados a entrevista do Diretor Executivo da empresa. Por meio desse estudo verificou-se o processo gradual de internacionalização, a forma de escolha dos locais para a expansão assim como as parcerias formadas que foram de fundamental importância, levando sempre em conta o processo cíclico de aprendizagem, investimento e conseqüentemente, o tempo de experiência da empresa, as competências de seus recursos humanos e sua credibilidade no mercado. Ficou claro ainda no estudo a necessidade de outras teorias como suporte ao entendimento de questões específicas do segmento da empresa.
Palavras-chave
Modelo Uppsala; internacionalização