Bullying: Um desafio no âmbito educacional

Patrícia Tatiane de Oliveira, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


O bullying tornou-se um dos assuntos mais discutidos nos dias atuais em vários contextos da esfera educacional devido à sua complexidade. O termo surgiu na Noruega, década de 80, originário da palavra inglesa bully, que quer dizer ameaçar, intimidar, oprimir, maltratar. Embora a denominação seja um tanto nova, este fenômeno é mais antigo que a própria escola e não decorre de fatores socioeconômicos, uma vez que se instala nas diversas camadas sociais. Abrange todos os atos de violência (física ou psicológica), que ocorre repetidamente e de forma intencional contra um ou mais alunos, que se sentem frágeis e incapazes de se defender. Este trabalho teve como objetivo conhecer o fenômeno bullying configurado na violência escolar. O fenômeno bullying tem causado perplexidade diante de atitudes bárbaras, que ferem diretamente a vítima e indiretamente a sociedade. O maior desafio que este estudo pode trazer é fazer-nos confrontarmos com nós mesmos, questionarmos nossos princípios e refletirmos sobre as nossas práticas cotidianas na educação. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo em que a coleta de dados e informações referente ao bullying foi realizada através de um questionário semiestruturado com professores e alunos do 6º ano de uma escola pública estadual de Araxá-MG. O estudo possibilitou, através dos dados obtidos, evidenciar a ocorrência de bullying entre crianças na escola pesquisada, revelando que o contexto escolar tem-se constituído em um espaço de reprodução da violência. Este tema é de extrema relevância no ambiente escolar, sendo urgente a adoção de práticas educativas que efetivem o enfrentamento dessa problemática, potencializando a prevenção como meio de promoção para o “bem viver”..


Palavras-chave


Ofício de mestre; Educação; Desafios; Possibilidades

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