Diversidade nas aulas de educação física das escolas públicas de Araxá-MG

Ricardo José Valeriano, Cláudio Luiz Neves Júnior

Resumo


Diversidade é entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. Podemos identificar ao abordarmos a diversidade na educação, muitos elementos que influenciariam ou se destacariam sobre esse tema: gênero, raça/etnia, idade, cultura, experiências e outros. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o que os professores de educação física do ensino fundamental, definem como o conceito de diversidade, e as maneiras que eles adotam para trabalhar com a diversidade. Aplicamos um questionário contendo 9 questões, fechadas e abertas, sobre conceitos e aplicabilidades dos professores em suas práticas ao defrontarem com as diversidades em suas aulas. Participaram 18 professores, dos quais 77% (14 professores) responderam sem apresentar nenhum princípio básico dos conceitos de diversidade. Encontrando assim, dificuldade de se trabalhar com alunos deficientes e “normais” nas aulas de educação física. Verificamos a partir disso que poucos professores sabem definir e aplicar parâmetros de diversidade em suas aulas de educação física.


Palavras-chave


Diversidade; Educação; Educação Física

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