Tecendo Histórias de vida – Uma pesquisa com o Projeto da UNISÊNIOR do UNIARAXÁ.

Ivana Guimarães Lodi, Wendel Rodrigo Almeida

Resumo


Este artigo é resultado de um trabalho desenvolvido com a turma que participa do Programa Unisênior – Universidade aberta para a maturidade, e o curso de Pedagogia do Centro Universitário do Planalto de Araxá, que buscou conhecer um pouco sobre a formação escolar dos envolvidos e suas lembranças marcantes. O segmento da Terceira Idade apresenta-se em destaque em todo o mundo, sendo uma temática relevante no contexto social atualmente. Neste cenário, as atividades educativas destinadas a essa faixa etária volta-se para um âmbito diferenciado, não sendo percebida apenas como um meio de assistencialismo ou compensação. Para o levantamento dos dados deste trabalho, realizamos uma atividade com a turma da Unisênior, em que foi solicitado escrever uma carta contando algo sobre a sua vida escolar ou sobre lembranças marcantes desse tempo. As cartas foram encaminhadas aos alunos do curso de Pedagogia que as responderam. Após estas etapas, foi organizada uma oficina que aconteceu durante um evento científico da instituição para que as cartas fossem compartilhadas e os participantes pudessem se conhecer. Podemos dizer que a realização desta atividade oportunizou o conhecimento de histórias de vida ricas e únicas, que relatam não só características históricas dos tempos em que as mesmas foram vividas, como também, a oportunidade de repensar e valorizar diferentes momentos de formação na vida de todos os envolvidos, resgatando memórias muitas vezes adormecidas, tão caras e únicas na constituição de nossas identidades.


Palavras-chave


Histórias de vida; Lembranças; Memórias; UNISÊNIOR

Texto completo: PDF