A compreensão da ferramenta criatividade e sua aplicabilidade no processo avaliativo

Wesley Sebastião Almeida, Divino Lucas Souza, Érica Pereira Silva, Fabio Brito Gontijo

Resumo


Este artigo através de uma revisão bibliográfica tem o intuito de debater o processo avaliativo e como a ferramenta criatividade pode auxiliar na busca pelo novo e a ruptura da rotina. Apresenta uma reflexão sobre a criatividade, a qual é uma característica da espécie humana e está presente nas mais diversas situações vivenciadas pela sociedade. É notória a mudança de comportamento e perfil dos alunos nas salas de aula, hoje os professores convivem com as três gerações, Y, X e Z, o que se torna conflitante para o educador encontrar um método avaliativo eficaz. No artigo são apresentadas algumas considerações da avaliação que já perduram mais de quatrocentos anos, os bloqueios criativos que impedem a busca pelo novo, a importância dos estímulos e da motivação. A criatividade também é explanada para que se conheça mais o seu processo criativo. No entanto, constatamos que nesse processo de criatividade é necessária uma melhor organização do trabalho pedagógico, as aulas devem ser envolventes e o professor deve ter dinamismo e desenvolver a competência prática para diversificar as atividades avaliativas sem perder de vista a qualidade da aprendizagem.


Palavras-chave


Criatividade; Processo Avaliativo; Cotidiano Escolar.

Texto completo: PDF