Formação continuada de professores universitários: A experiência da primeira turma de pós-graduação em Docência Universitária do UNIARAXÁ
Resumo
O presente artigo relata, por meio de um estudo de caso, a experiência do primeiro Curso de Pós-graduação latu sensu em Docência Universitária do Uniaraxá. Trata-se de uma proposta de formação continuada de parte de seu corpo docente que conta com incentivo e investimento financeiro da própria instituição de ensino. Apesar de seu início ainda recente, em fevereiro de 2014, com aproximadamente trinta professores, o curso já tem oportunizado ampla troca de conhecimentos e experiências de professores de diversas áreas do Uniaraxá e evidenciado mudanças de práticas em sala de aula. O estudo foi fundamentado, sobretudo em: Zabalza (2004); Tardif (2010); Behrens (2012); Fernandes (2012); entre outros. A abordagem confirma a necessidade de formação continuada de docentes do Ensino Superior e de ampliação da reflexão sobre a dicotomia entre formação específica e formação didático-pedagógica.