Análise crítica sobre a influência empresarial na concepção do currículo dos cursos superiores: a influência do neoliberalismo nos currículos de Ensino Superior

Fabíola Cristina Melo, Renato Correa Juliano, Robinson Crusoé Cruz, Winicius Pereira

Resumo


A busca para definir um relacionamento ideal entre IES e o mercado empresarial gera divergências entre diversas áreas do conhecimento com influências simultâneas. Este artigo tem como proposta apresentar uma análise crítica dessa influência empresarial na construção dos currículos das IES, por meio de pesquisa feita com docentes do ensino superior. A pesquisa mostrou que a comunidade acadêmica é influenciada pelo meio corporativo, embora haja uma restrição sobre a participação das corporações na construção dos currículos. Existe uma grande aceitação por parte dos docentes em receber investimentos e participações oriundas do mercado, entretanto, observou-se que não existe muita abertura para que este mercado opine sobre os conteúdos a serem desenvolvidos nos currículos.


Palavras-chave


Relação entre Empresas/IES; currículo oculto; limites de influência; construção do currículo.

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