A Estratégia como prática nas Instituições de Ensino Superior

Válter Gomes, Maria de Lourdes Machado-Taylor, Ernani Viana Saraiva, Carlos Machado Santos

Resumo


As universidades têm sido consideradas, ao longo do tempo, Instituições de Ensino que realizam pesquisa científica, fornecem soluções para problemas dos países, capacitam pessoas para o mercado de trabalho e desempenham papel de liderança no desenvolvimento das nações. Ressalta-se a importância destas Instituições para o desenvolvimento econômico e social. O presente estudo visa a identificar e analisar como ocorre o processo de formação e implantação, na prática, da estratégia em Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo de múltiplos casos, com pesquisas semiestruturadas qualitativas. As Instituições escolhidas estão situadas no estado de Minas Gerais, Brasil. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a identificação de como a estratégia é praticada nas organizações e colaborar com as pesquisas em torno do tema, no sentido de promover o direcionamento adequado das ações que venham a sustentar, de fato, a melhor gestão das Instituições de Ensino Superior.


Palavras-chave


estratégia; planejamento; Ensino Superior.

Texto completo: PDF