O ensino jurídico, as metodologias ativas e o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: um estudo de caso

João Bosco Ferreira, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


Pretende o presente colaborar com o debate acerca da contribuição que as metodologiasativas, utilizando como recursos didáticos ferramentas tecnológicas, podemoferecer à aprendizagem do Direito. Os atuais alunos dos cursos jurídicos são, em suamaioria, “nativos digitais”. Portanto, inseridos na cultura digital que permeia as atividadesintelectuais hodiernas e usuários constantes das novas tecnologias de informação e comunicação– TIC’s. A crise do ensino jurídico vem se arrastando sem solução por dezenas deanos e exige que seja pensada além do dogmatismo, ao qual só a resposta basta à soluçãodo problema, pois seu ponto de partida é a norma jurídica. Este pressuposto condicionao professor de Direito a ser mero transmissor de conteúdos, as verdades arbitrárias danorma, e quanto aos discentes, cabe-lhes reter e repetir tais verdades. A superação doimpasse requer a conjugação de esforços de todos os envolvidos no processo: instituiçãode ensino, professores e alunos. O artigo consiste de revisão bibliográfica e conta aindacom estudo de caso realizado por meio de pesquisa empírica entre professores e alunos doCurso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá - Uniaraxá, utilizando-sede questionário estruturado para verificar suas percepções quanto ao Ambiente Virtual deAprendizagem – AVA – do Uniaraxá.

Palavras-chave


Ensino Jurídico; Metodologias Ativas; TIC’s

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