Novas inquietações do Ensino Médio brasileiro: contribuições para o debate

Ricardo de Oliveira Ramalho, Luciano Marcos Curi, Rafael de Oliveira Ramalho

Resumo


O Ensino Médio brasileiro padece de um problema crônico de identidade.Alguns conceituam esta etapa escolar, como uma preparação para a Educação Superior,enquanto, para outros, a sua finalidade principal é a profissionalização e a inserção nomercado de trabalho. Num contexto histórico, a primeira concepção atende aos interessesdos filhos das classes mais abastadas, que seguem os passos dos pais e perpetuam a elite.A segunda concepção é tida como a solução para os mais pobres, que não podem esperarpor um diploma de nível superior para começar a contribuir com o sustento doméstico.Nesta perspectiva, este artigo objetiva, por meio da pesquisa bibliográfica, promover reflexõessobre o sentido e identidade atribuídos ao Ensino Médio na contemporaneidade,bem como analisar a dualidade da escola pública brasileira, nesta importante etapa formativa.Os fundamentos teóricos do estudo foram baseados, sobretudo em Arroyo (2014);Libâneo (2012); Ramos (2008). Os resultados apontaram que são válidas as tentativas derepensar o Ensino Médio, contudo, faltam soluções para a crise de identidade e ainda urgênciana definição e implantação de políticas públicas coerentes que conduzam os resultadosdo Ensino Médio a um patamar aceitável, com caráter verdadeiramente emancipatório.

Palavras-chave


Ensino Médio; Sentido; Identidade; Políticas Públicas

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