Perspectivas e influências do curso em Docência Universitária na prática docente

Cléber Antônio Nunes, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


Um dos grandes desafios atuais na educação é a necessidade de formação continuadae de formação didática. Muitos professores, especificamente no Ensino Superior,têm formação sólida e pouca ou nenhuma formação para a prática em sala de aula. Diantedesse quadro, o presente artigo investiga o papel de professores que lecionam no CentroUniversitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, buscando apontar as reais contribuiçõesde um projeto de pós-graduação em Docência Universitária oferecido pela instituição,e quais melhorias ele traz para o desempenho de suas funções. Procurou-se através de umestudo de campo, entrevistar alguns professores participantes do curso, buscando conheceras suas percepções de como o curso contribuiu para a melhoria didática e metodológica nasua prática docente. Através dos resultados obtidos, podemos afirmar que a realização docurso pelos docentes participantes, agregou, não só maior qualidade nas práticas docentes,como também, permitiu a troca de experiências que agregaram crescimento e segurançanos processos de ensino aprendizagem.

Palavras-chave


Docência; Educação continuada; Ensino aprendizagem

Texto completo: PDF