A dimensão socioafetiva em ambiente virtual de aprendizagem nos tempos de Covid-19

Maria Eugênia Castanho, Warlen Fernandes Soares

Resumo


As profundas modificações no campo sócio-político-econômico vêm trazendo à educação grandes exigências. As plataformas digitais ocupam o lugar da sala de aula (ou o não lugar) e suscitam o debate coletivo acerca dos princípios básicos de garantia de acesso de todos. Novas formas de ensinar e aprender estão sendo apresentadas e este feito exige novas maneiras de refletir o currículo, as relações interpessoais e a postura de não neutralidade docente. O advento da tecnologia, embora apresente propostas mitigadoras para o ensino, pode não representar melhoria na qualidade do trabalho pedagógico. A busca pela qualidade no ensino remoto é forte preocupação presente em todos os níveis de ensino e passa pela questão da manutenção de vínculos socioafetivos com os alunos. A proposta corrente de um fazer pedagógico enlaçando  a formação de crianças, jovens e adultos com temáticas abarcando saberes que vinculem teoria e prática demonstra que o caminho ainda é longo nos ambientes virtuais de aprendizagem, pois ainda não está definido como inserir neste contexto os grupos sociais excluídos dos meios digitais.

Palavras-chave


Ambiente Virtual de aprendizagem (AVA); Aprendizagem Significativa; Afetividade.

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