Ensino superior remoto: impactos do Coronavírus em 2020

Valmir José dos Santos, Celi Camargo

Resumo


O coronavírus chegou ao mundo no ano de 2020, e trouxe consigo várias mudanças no âmbito pessoal e educacional. O isolamento social é uma das principais medidas protetivas, contra o contágio do novo vírus. Assim, as aulas foram suspensas e IES, professores e alunos começaram a dar um novo rumo ao processo de ensino-aprendizagem, através do ensino remoto emergencial, impactando muito a vida de todos. Em relação à aplicação de conteúdo utilizando a tecnologia, os docentes, foram expostos a enormes desafios. Nesta perspectiva, este estudo, por meio de pesquisa bibliográfica fundamentada em: Gil (2006); Ramal (2020); Mendes (2015), dentre outros e de pesquisa de campo baseada em questionário estruturado, buscou relatar a visão de 12 professores de IES regional sobre os desafios que estão enfrentando diante deste cenário. Os resultados apontaram que são inúmeros os desafios com as aulas remotas, sobretudo com relação à frequência dos alunos e a aplicação de conteúdo utilizando as plataformas digitais, mas que, com motivação e persistência, há de se haver ensino de qualidade, mesmo enfrentando obstáculos e resistências.

Palavras-chave


Aulas remotas. Covid-19. Educação; Professores; Tecnologias

Texto completo: PDF