Reflexões sobre Educação permanente na área da saúde: construir saberes para transformar a prática

Sharon Sampaio Caetano, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


A Educação Permanente foi instituída como Política Nacional, como forma de reafirmação dos princípios do SUS e melhoria da promoção da saúde em nosso país. Partimos, neste estudo, de uma pesquisa bibliográfica para analisar as diversas maneiras de se ampliar a formação de profissionais da área da saúde. Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a prática ou práxis deste profissional, identificando qual concepção seria mais indicada para ampliar sua formação: Educação Permanente, Educação Continuada ou Educação em Serviço. Identificou-se que são diversas as formas de continuar promovendo a educação do profissional no trabalho, e que elas apresentam metodologias distintas, dependendo da área e do tipo de atuação. Conhecê-las e saber diferenciá-las pode ser fundamental para operarmos modificações nas práticas dos serviços de saúde, e dessa forma atender melhor às necessidades de cada momento. A Educação Permanente utiliza a metodologia problematizadora, baseada em situações cotidianas dos Serviços de Saúde, e busca entrecruzar experiências das instituições formadoras e dos estabelecimentos de saúde. Buscamos analisar se essa é a melhor forma de promover as modificações necessárias para a transformação de que tanto carecem as práticas em saúde nacionais, se elas estão sendo cumpridas e se podem incorporar conceitos de outras concepções de formação continuada para atender às suas necessidades.

Palavras-chave


Educação Permanente; Educação Continuada; Educação em Serviço; Área da Saúde.

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