A importância dos valores na prática educativa

Lilia Martins Souza, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo teórico-prático sobre os conceitos mais recorrentes da literatura, acerca da temática “Ética e Moral” e sua aplicação nas escolas. Seu objetivo principal, foi compreender a relevância e a urgência de inserir nas atividades cotidianas da Educação Básica, a formação Ética e Moral, e pesquisar as metodologias mais utilizadas nas práticas pedagógicas, a fim de discutir sobre os impactos que estas práticas de ensino proporcionam para a educação. Como fundamentação teórica utilizou-se da pesquisa bibliográfica em diversas fontes, contextualizando historicamente a ética e a moral, aliando-as ao campo educacional. Foi realizada uma pesquisa de campo que buscou conhecer, analisar e comparar o ensino público e privado, como também a coerência das respostas de alunos e professores, referentes à formação ética e moral nas escolas. Por meio dos resultados, foi possível perceber que a maioria dos entrevistados já possui uma consciência moral estruturada e é capaz de distinguir entre o certo e o errado. Os resultados deste estudo reforçam a importância de trabalhar essa temática nos ambientes escolares, como também apontou a importância na utilização de metodologias inovadoras e práticas que promovam reflexões acerca da realidade, aliadas às disciplinas curriculares, como caminho para a conscientização e ações que possam melhorar a sociedade em que vivemos e convivemos cotidianamente, além de reforçar o importante papel da educação nessa construção.

Palavras-chave


Ética, Moral, Educação, Sociedade

Texto completo: PDF