O paradigma educacional historicamente dominante no Brasil: uma reflexão a partir da obra de Rubem Alves

Letícia da Cruz MARINS, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


O presente estudo aborda o pensamento de Rubem Alves como elemento mediadorpara caracterização e investigação a respeito da possível sustentação do paradigmaeducacional historicamente dominante no Brasil na atualidade e inspiração para a desconstruçãodesse nó enrijecido, buscando estimular a criação de perspectivas sobre a inserção denovas práticas nesse contexto. A pesquisa que subsidiou essa análise foi construída a partirde quatro pressupostos: descrição da trajetória da Educação no mundo; caracterização dasorigens da Educação no Brasil; identificação das concepções de Educação ainda predominantesno Brasil; análise e reflexão a respeito da obra de Rubem Alves para pontuaçãode possibilidades de construção de novas práticas educativas. Em termos metodológicos,desenvolveu-se uma investigação bibliográfica, de natureza teórica, ancorada nas premissasde autores que tratam das Concepções de Educação (ARANHA, 1996; BRANDÃO,1981; FREIRE, 1985, 1993, 2001; GADOTTI, 1987; MORIN, 2011; LIBÂNEO,1983, 1992, 2005; SILVA 1999) e da obra do autor que serve de parâmetro à análise dasmesmas, isto é, o próprio Rubem Alves (1980; 1984; 1986; 1987; 1994; 1995; 1996;1999; 2001a; 2001b; 2002; 2003; 2004; 2011; 2013; 2020). Os dados levantados permitiramapreender a constatação da presença do tradicionalismo ainda muito difundidona educação atual. E com relação à obra autor, os pressupostos crítico-libertadores nopensamento de Rubem Alves, no âmbito da sua educação dos sentidos, traz propostas quevão na contramão daquela educação dogmática que ainda é dominante. Nesta perspectiva,categorias profícuas como a liberdade e a estética, articuladas, materializam e veiculam suasconvicções sensualistas e progressistas tematizadas por meio de questões como a esperança,o corpo, os afetos, o desejo e a imaginação como dimensões existenciais, desveladoras dacondição humana.

Palavras-chave


Rubem Alves; Educação; Educação dos Sentidos; Novas Práticas.Educativas

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