A inclusão da criança com autismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Andreia Beatriz Moreira

Resumo


Este estudo tem o intuito de analisar como a criança com diagnóstico ouhipótese diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista está sendo inserida no contextoeducacional, com foco nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por se tratar de um temarelativamente novo e com muitas nuances a serem desvendadas, muitos são os desafios ebarreiras a serem vencidas dentro da sociedade contemporânea. Família, profissionais dasaúde, equipe pedagógica e sociedade como um todo devem ser elos para que a inclusãoseja um processo de fato significativo. A criança diagnosticada com TEA não se diferenciados demais alunos das escolas regulares, são capazes de aprender e ganhar autonomia social,basta ganhar credibilidade e confiança para tal. O processo inclusivo vem quebrandoparadigmas, pautado em um arcabouço legal e diante de uma demanda crescente em nossasociedade. Os profissionais da área da educação encontram muitas dificuldades em lidarcom uma criança com transtorno do espectro autista bem como com o relacionamentocom suas famílias. A capacitação profissional é uma vertente importante para que as dificuldadessejam amenizadas, pois o conhecimento é fundamental para práticas significativas.

Palavras-chave


Autismo; Inclusão; Educação.

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