Qualidade no Ensino Superior: o papel da autoridade do professor no processo

Jenifer Karolin Alves Barbosa, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


O professor de hoje não é igual ao professor que ele teve no seu tempo de formação.Naquela época eram comuns comportamentos de autoritarismo, confundidos comautoridade pelos professores. Tendo em vista que o aluno de hoje é diferente, será que oprofessor não precisa mudar suas posturas? Este artigo tem por objetivo principal enfatizaro papel do docente dentro de sala de aula para que haja ensino de qualidade. Muitos papeissão atribuídos ao professor de hoje, porém, ele, sozinho, não promove conhecimento parao aluno. Impossível! O aluno precisa querer aprender e o professor precisa saber usar ametodologia adequada e as tecnologias que estão à disposição para promover um ensinode qualidade. Achar que o aluno aprende pela imposição da autoridade do professor é umautopia. Tudo precisa estar aliado a didática adequada, e a experiência do professor emcontrolar o processo é muito importante para que tudo funcione.

Palavras-chave


Aprendizagem; Ensino; Professor; Qualidade; Autoridade.

Texto completo: PDF