Tendências pedagógicas: a percepção dos docentes do curso de Administração de uma instituição particular.

Verônica Oliveira Kaminise

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos docentes docurso de Administração de uma instituição particular, situada na Região do Alto Paranaíbaacerca das tendências pedagógicas que norteiam suas práticas. A pesquisa teve um caráterqualitativo, exploratório e descritivo, envolvendo procedimentos da pesquisa bibliográficafundamentada em Libâneo, (1992 e 2012); Silva, (2000 e 2009); Ghiraldelli Júnior,(2002); e Hornburg & SiIva, (2007), entre outros, e de campo (por meio do estudo decaso). A pesquisa de campo usou um questionário estruturado, aplicado a todos os professoresdo curso em questão (16) e a amostra foi resultante da conveniência e interesse dosmesmos em participar (8). Foi apresentado aos docentes participantes da pesquisa o Termode Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os questionários foram distribuídos nassalas dos professores, no horário do intervalo da aula, ou por intermédio do coordenadordo curso, aos que não estavam presentes. Utilizou-se esse questionário para analisar astendências pedagógicas (Tradicional, Tecnicista, Renovada, Histórico Crítica, Libertadoraou Pós Crítica) que fundamentam a prática pedagógica dos docentes do curso de administração.Para análise do caso, as questões versavam sobre a concepção de Educação dosprofessores e sobre as estratégias desenvolvidas com os alunos que confirmassem a possibilidadede aplicação prática dessa concepção. Partiu-se do pressuposto teórico, evidente nasreferências consultadas de que as concepções pedagógicas dos professores universitáriosainda estão envolvidas por marcas bastante tradicionais e tecnicistas (baseadas na transmissãode conhecimentos) como forma de garantir a aprendizagem e a inserção no mercado detrabalho. Entretanto, os resultados encontrados evidenciaram que as práticas dos docentespesquisados se encaixam em uma perspectiva de transição ou de efetiva crítica da educação,o que pode ser corroborado pelas escolhas de suas metodologias (e estratégias) de ensino.Nenhuma das estratégias escolhidas pelos docentes envolveu a mera passividade do alunoface à informação recebida do professor (própria das concepções liberais, tradicionais outecnicistas), mas todas elas se inserem em um contexto mais participativo do aluno, fazendoparte, portanto, ou das concepções renovadas, críticas ou pós-críticas da educação.

Palavras-chave


Tendências Pedagógicas; Educação; Docência Universitária; Prática Pedagógica.

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