Reflexões sobre a inclusão escolar de crianças com autismo: revisão de Literatura

Monaliza dos Anjos, Juliana de Corrêa, Ana Paula Nassif Tondato da Trindade

Resumo


No Brasil e no mundo aumenta a cada ano o número diagnóstico de transtornarespectro autista, síndrome que se caracteriza pela dificuldade de interação social, afetiva eemocional fazendo com que a criança se isole e evite contato visual. A educação física émais uma ferramenta para desenvolver a socialização. O objetivo deste trabalho foi investigarna literatura, estratégias utilizadas para a inclusão dos alunos autistas no ensino regular.Trata-se de uma revisão de literatura, realizada através de buscas nos bancos de dados dascielo, BVS e google acadêmico, através das palavras chaves “Transtorno Autístico”, “Educaçãoinfantil” e “Educação Física e Treinamento” entre os anos de 2010 a 2018. Encontramos8.682 e após uma seleção apresentamos 13 artigos para discussão. Foi destacadoque a maioria dos professores se dizem não estar preparados para receber os alunos comdeficiência, apresentando falta de conhecimento sobre o transtorno espectro autista e sobreas estratégias pedagógicas a serem utilizadas para que possam tornar o ensino mais eficientepara esse público. Outro ponto importante a ser citado e a intervenção multidisciplinarcom a participação de fonoaudiólogas, psicólogas e da participação efetiva da família noâmbito escolar, proporcionando um melhor resultado no ensino e aprendizado ao aluno etroca de conhecimento aos profissionais envolvidos no ensino e aprendizado. Concluímosque é necessários mais estudos relacionados ao autismo e inclusão dos mesmos no ensinoregular, para auxiliar os profissionais trazendo conhecimento e esclarecimento sobre o assuntopara que a inclusão seja efetiva e eficiente.

Palavras-chave


Autismo; Inclusão; Educação física.

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