Alfabetização e letramento por meio de diferentes tipologias textuais

Talita de Moura Vaz, Fabiola Cristina Melo

Resumo


O intuito desse trabalho é apresentar a distinção entre alfabetização e letramento,buscando mostrar como é possível alfabetizar-letrando. Contempla, também, a diferençaentre tipologia e gênero textual, de modo a compreender e evidenciar como o usode diferentes tipologias textuais podem contribuir significativamente para o processo dealfabetização e letramento, mostrando a importância da produção de textos nesta fase. Osmétodos utilizados para a realização deste trabalho foram pesquisa bibliográfica, com baseem teorias de diversos autores e pesquisa de campo, realizada com dez professores alfabetizadoresda rede pública e privada da cidade de Araxá - MG. Os resultados demonstrarambastante envolvimento dos professores com o processo de alfabetização, apropriando-sedo uso de uma grande variedade de textos para a prática educativa, concebendo-os comoferramenta indispensável para a aquisição da leitura e escrita. Além disso, verificou-se queaté mesmo os profissionais menos experientes reconhecem a importância do uso de textosna alfabetização, sempre considerando as crianças como sujeitos ativos neste processo. Portanto,este trabalho serve de auxílio para professores alfabetizadores no sentido de orientá--los sobre como utilizar diferentes tipos de textos em suas aulas e como esses textos podemfavorecer o processo de aquisição do conhecimento da leitura e da escrita.

Palavras-chave


rofessor; Alfabetização; Letramento; Tipologias textuais; Gêneros textuais.

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