Aprender a ler, lendo: letramento literário e fomento à leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O artigo aborda a importância do ensino de leitura e literatura nas turmas do Ensino Fundamental, ressaltando seu papel fundamental na formação de cidadãos críticos e participativos. Destaca-se a necessidade de instigar o amor pela leitura desde cedo, promovendo uma relação significativa com a leitura literária. Autores como Cramer e Castle (2001), Foucambert (1997; 1999), Kramer (2001), Soares (2010), Smith (1999), Solé (1998) e Freire (1982), contribuem para uma compreensão aprofundada desse processo. A formação de professores, a contextualização dos conteúdos literários e o estímulo ao gosto pela leitura são fundamentais para o desenvolvimento de leitores competentes desde os primeiros anos escolares. O artigo destaca como exemplo, o trabalho do Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Araxá – MG, capaz de promover o letramento literário e desenvolver competências linguísticas nos alunos, estimulando a leitura de forma lúdica e interdisciplinar.
Palavras-chave
Palavras-chave: Educação. Literacia. Letramento. Ensino e Aprendizagem