A contribuição dos recursos artísticos no processo de ensino-aprendizagem na educação de crianças

Isabela Fernanda Araújo Andrade, Fabíola Cristina Melo

Resumo


Este artigo trata de questões que relacionam as expressões artísticas ao desenvolvimento da criança. Inicialmente, destaca-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abarcando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os aspectos linguísticos, motores, afetivos e sociais. São apresentadas reflexões a respeito do papel da música e da arte na educação infantil e sugestões aos docentes envolvidos com ela, objetivando oferecer subsídios para viabilização de um contato prazeroso, formativo e saudável para a criança, explicando o desenvolvimento das linguagens artísticas no contexto da educação, a fim de contribuir para a motivação pessoal e facilitar a aprendizagem e a integração do educando no contexto escolar. Durante a realização dos estágios obrigatórios para a Licenciatura, foram realizadas entrevistas com professores e aplicadas algumas atividades com os alunos da educação infantil, em um Centro de Educação do Ensino Fundamental, localizado no município de Vicentina – MS, buscando abordar a arte e a música nos processos de aprendizagem na Educação Infantil. Neste sentido, observamos, através de relatos dos professores e da atividade aplicada junto aos alunos, que a arte em suas variadas formas, como já foi pesquisado por diversos autores, é ferramenta essencial para um bom desenvolvimento da criança nos aspectos educacional, mental e afetivo. O uso de recursos artísticos favorece de forma lúdica e construtiva, uma melhora significativa nos seus aspectos cognitivos e motivacionais nessa faixa etária.

Palavras-chave


Música; Arte; Aprendizagem; Educação Infantil

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