Práticas de leitura na sala de aula

Juliana de Oliveira Corrêa

Resumo


Esse estudo bibliográfico tem como objetivo discutir as estratégias de leitura nas Escolas do Ensino Fundamental. O poder público percebeu a necessidade de desenvolver ações para intensificar a leitura no meio escolar, pois só assim, as Escolas vão melhorar a qualidade do Ensino. É fundamental investir no material humano, pois o aluno só aprende a ler, se tiver um professor que saiba ler, que lhe sirva como modelo. O texto apresenta conceitos e opiniões relativos à leitura como Freire (1993, p.29), que pontua a leitura como uma “operação inteligente, difícil, exigente e gratificante”; Solé (2008, p.22), que define a leitura como “ um processo de interação entre o leitor e o texto”; Ausebel (apud SOLÉ, 2008, p.45) que vê a leitura como “o ato de ler, o leitor deve ler para aprender, gerando uma aprendizagem significativa e implica em atribuir significado ao conteúdo em questão”. Essa aprendizagem enleia habilidades de compreensão, leitura, decodificação, procedimentos, estratégias cognitivas que nos levam a entender o conteúdo do texto. Ainda apresenta algumas estratégias que o leitor deve utilizar para ajudá-lo na compreensão do texto..

Palavras-chave


leitura, conhecimento, estratégias

Texto completo: PDF