Neurociência: significado e implicações para o processo de aprendizagem

Maria José Oliveira Duboc

Resumo


O panorama educacional do Brasil mostra a expansão das matriculas das crianças, jovens e adultos na escola e a necessidade de produzir qualidade efetiva no processo de escolarização. Nesse sentido, suplantar o descompasso quantidade x qualidade é o desafio imposto às políticas do governo, principalmente, aos professores, que necessitam desenvolver formas mais dinâmicas de construção social do conhecimento. Tal fato instiga compreender os fundamentos que dão bases ao processo de aprender e que levam às indagações: Qual o significado da neurociência para a educação? Quais conexões se pode estabelecer entre neurociência e aprendizagem? Na busca de respostas opta-se, no presente artigo, por focalizar as contribuições da neurociência, estabelecendo nexos com as linhas de pensamento dos teóricos Vygotsky e Reuven Feuerstein, no que diz respeito ao processo de aprendizagem, mediado pela interação do sujeito com o meio. Esta perspectiva vem apontar caminhos e novos significados para a escola na sua tarefa de educar.

Palavras-chave


aprendizagem; educação; neurociência

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