Arte, multiculturalismo e questões de género nos manuais escolares de Educação Visual e Tecnológica
Resumo
Esta investigação teve como principais finalidades: verificar se nos manuais escolares de Educação Visual e Tecnológica há equivalência de representação entre arte ocidental (europeia e norteamericana) e não ocidental; o trabalho artístico de mulheres ou homens. Aferiu-se, ainda, sobre a presença/ausência de parâmetros de contextualização das obras de arte apresentadas. O estudo desenvolveu-se sob a perspectiva de um estudo de caso, sendo a análise de conteúdo – análise categorial - a técnica de investigação utilizada. A população foi constituída pela totalidade dos manuais de Educação Visual e Tecnológica adotados pelas escolas do concelho de Barcelos e a amostra consistiu nos dois
manuais mais frequentes. Os resultados obtidos mostram, nos manuais analisados, uma grande predominância da arte ocidental produzida por homens, não revelando a diversidade da produção artística universal criada por artistas de ambos os sexos e não fomentando o desenvolvimento da compreensão sobre a diversidade étnica, social e cultural.
manuais mais frequentes. Os resultados obtidos mostram, nos manuais analisados, uma grande predominância da arte ocidental produzida por homens, não revelando a diversidade da produção artística universal criada por artistas de ambos os sexos e não fomentando o desenvolvimento da compreensão sobre a diversidade étnica, social e cultural.
Palavras-chave
Manuais escolares de Educação Visual e Tecnológica; Género; Multiculturalismo