Entre tramas e fios da profissão docente – elementos para reflexão

Ivana Guimarães Lodi

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa feita com os alunos da Especialização em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão Pedagógica, realizada no Uniaraxá. Buscamos discutir sobre o ser professor, recuperando alguns sentidos e significados de sua identidade e do seu fazer enquanto pessoa e profissional, como também analisamos algumas práticas pedagógicas e desafios na sua formação e em seu fazer diário no cenário da educação brasileira. Realizamos uma pesquisa estruturada com os professores participantes deste curso, através de um questionário. Todos são profissionais da educação, trabalham ou já trabalharam em salas de aula em seus vários níveis. Mais importante do que escolher a técnica da entrevista, foi buscar a sensibilidade para compreender a expressão dos sujeitos entrevistados e sua representatividade no seu processo de autoconstrução e de suas ações educativas. Analisando as respostas dos sujeitos pesquisados, foi possível perceber que o ser e o tornar-se professor acontecem todos os dias. Mesmo diante de tantos desafios, cobranças, exigências, mudanças, muitas delas contraditórias, existe em todos eles uma crença no processo de viver a educação, como também esperança e determinação em fazer do seu exercício profissional uma busca pelo crescimento mútuo e consequentemente, pela melhoria pessoal e profissional.


Palavras-chave


Professor; Formação; Educação brasileira

Texto completo: PDF