A gestão educacional e os impactos de rankings nas instituições de ensino
Resumo
O presente artigo analisa, sob o enfoque da Gestão Educacional, que as transformações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea recebem uma grande influência das mudanças promovidas pelo modelo de organização de produção vigente. Estas mudanças passam pela reestruturação dos processos produtivos, pela busca de um Estado mínimo, utilizando-se de medidas como as privatizações, o controle das instituições educacionais, entre outras, além de uma quebra da rididez nas relações trabalhistas. O resultado destas transformações interfere diretamente na construção e desenvolvimento das políticas educacionais, refletindo principalmente na educação escolar, exigindo a valorização do capital humano, demandando cada vez mais mão de obra especializada, e em decorrência, imprescindíveis transformações nas políticas educacionais, notadamente, na América Latina e consequentemente no Brasil. Por conseguinte, as mudanças ocorridas nas relações entre ensino e trabalho levaram a educação a buscar a adequação do indivíduo à nova sociedade em célere transformação, isto requer uma interação maior entre os agentes educativos, (gestores administrativos e pedagógicos, docentes, discentes e comunidade), e uma avaliação constante dos conteúdos curriculares. A guisa de conclusão, identifica-se que existem fortes impactos quando da utilização dos rankings nos termos do processo de avaliação do ensino, convergindo, dessa forma, esses instrumentais de ponderação dos fatores avaliados em indicativos de políticas de Estado, para o aperfeiçoamento do sistema de ensino no Brasil.