A visão do professor quanto a critérios de avaliação

Maria das Dores Lucia

Resumo


Este artigo apresenta uma análise sobre o que o professor entende por critérios de avaliação, a partir da questão levantada sobre o tema em uma instituição escolar na cidade de Araxá - MG. O trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas com autores que discutem a temática e uma pesquisa de campos através de entrevista semiestruturada. A análise de dados foi direcionada pela questão: “O que você entende por critérios de avaliação?” A partir dessa questão e com base em Bardin (2004) e Franco (2005), realizou-se a análise de conteúdo, o que possibilitou conhecer o entendimento dos professores sobre o que foi proposto. Esse tema é de grande complexidade, exige estudos empíricos, construção, reconstrução e análises de como as questões relativas a ele devem se processar, especificamente, quanto aos “Critérios de Avaliação”. Elenca-se, os critérios de avaliação, a descrição dos procedimentos da análise de conteúdo, a avaliação e a necessidade dos educandos, a prática pedagógica e as formas de avaliação, a organização de objetivos e conteúdos e a avaliação no processo de ensino aprendizagem, como destaque para facilitar a análise dos critérios de avaliação. Enfoca-se os posicionamentos de estudiosos que colaboram com esse questionamento, frente às respostas apresentadas pelos entrevistados e consequentemente com sua prática. Entrelaçam-se as idéias dos estudiosos aos entendimentos dos professores, sinalizando a complexidade dos critérios de avaliação em toda sua compreensão e aplicação docente. Além disso, chama-se atenção para a metodologia e os instrumentos aplicados, bem como a reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico. Se torna interessante clarificar a ação educativa com vistas a uma maior autonomia docente na realização do processo e construção dos critérios de avaliação.


Palavras-chave


Critérios de avaliação; Avaliação da aprendizagem; Prática pedagógica

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