O olhar da Docênia Universitária sobre o Projeto Integrador do Uniaraxá

Dora Lucia dos Reis Mirabeau, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


Esse artigo busca refletir sobre o Projeto Integrador no Uniaraxá, enquanto metodologia ativa, que visa à inovação do processo e uma participação efetiva dos discentes na autoaprendizagem e na integração teoria/prática de forma interdisciplinar. O objetivo foi analisar as representações de professores e alunos face à introdução desse projeto em alguns cursos do UNIARAXÁ – Centro Universitário do Planalto de Araxá, respondendo aos desafios que a globalização e as novas exigências do MEC impõem às formas de ensinar/ aprender no Ensino Superior. A abordagem revestiu-se de um caráter de “estudo de caso” a partir de documentos referentes ao projeto e depoimentos de participantes do processo disponibilizados pelo Suporte Pedagógico da instituição. Foi constatado através do estudo que existe um consenso no discurso de que as metodologias ativas constituem um caminho indiscutível para o desenvolvimento da competência de se “aprender a aprender”, mas foram evidenciadas resistências a essas novas práticas tanto por professores como por alunos, pela falta de percepção da funcionalidade e dos objetivos do Projeto Integrador e suas atividades.


Palavras-chave


docência; reflexão; metodologias ativas; projeto integrador

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