Docentes fisioterapeutas do UNIARAXÁ: formação pedagógica e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.

Hélcio Balbino dos Santos, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini

Resumo


O cenário da docência universitária é amplo campo de discussões acerca da formação pedagógica e da prática na preparação do profissional que é um ator social vital para a sociedade. Todavia, muito destes profissionais não são instrumentalizados pedagogicamente para o exercício da docência universitária, inclusive na área da saúde, como por exemplo, na Fisioterapia. Este trabalho aborda questões da docência universitária no curso de Fisioterapia e discute a formação profissional destes professores. Trata-se de uma pesquisa exploratório-analítica com abordagens qualitativa e quantitativa com 10 participantes do Centro Universitário do Planalto de Araxá-Araxá/MG, todos docentes do curso de Fisioterapia com bacharelado na área. O trabalho foi aprovado pelo CEP-Uniaraxá sob o protocolo nº 00813/64. Todos os voluntários responderam a um questionário semiestruturado adaptado do estudo de Ferreira et al. (2014). Para tratamento dos dados quantitativos foi utilizado o software Microsoft Excel 10.0 e os dados qualitativos foram apresentados sob a forma de análise descritiva e transcrição de opiniões. Os resultados revelaram uma formação pedagógica profissional ainda deficitária na especialidade e pouco discutida entre os pares sobre suas reais necessidades. Além disso, todos os voluntários enfatizam que a formação pedagógica do docente-fisioterapeuta influencia positivamente no processo de ensino-aprendizagem. Ainda que exista a crença de que seja necessária essa formação pedagógica durante o Bacharelado em Fisioterapia não há preparação para disciplinas pedagógicas e são poucos os que têm tal conteúdo em cursos de pós-graduação. Os cursos de formação continuada ainda são raros entre o grupo de professores pesquisados que acabam atuando em sala de aula baseados em modelos de antigos professores, práticas educativas que já conhecem e na troca de experiências com outros colegas docentes.


Palavras-chave


Curso de Fisioterapia; Docentes-Fisioterapeutas; Docência Universitária; Formação Pedagógica.

Texto completo: PDF