Andragogia como ferramenta de educação em saúde

Irinéa de Paiva Gontijo

Resumo


O presente artigo objetiva salientar a oportunidade do uso das metodologias ativas propostas pela Andragogia nas ações de Educação em Saúde, especificamente no Programa “Odontologia do bebê” direcionado a pacientes com deficiência. Dada a histórica precariedade da atenção odontológica oferecida a esse paciente e a comprovada eficiência da estratégia educativo-preventiva da “Odontologia do bebê”, esse trabalho propõe o uso das premissas da Aprendizagem do Adulto como poderosa ferramenta de sensibilização dos pais/cuidadores. O entendimento dos processos que resultam nas afecções bucais (notadamente a cárie dentária), propicia o comprometimento do adulto responsável na manutenção da saúde bucal do paciente com deficiência e minimiza quadros indesejáveis de dor, desnutrição, baixa autoestima e complicações sistêmicas. É levantada a responsabilidade da sociedade em, através de suas instituições, fazer a capacitação dos profissionais com o objetivo de fazer cumprir o direito constitucional e ético do deficiente à saúde e bem-estar.


Palavras-chave


Andragogia; Bebê; Deficiência; Odontologia Preventiva

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