Pluralidade – Busca de uma Identidade/ Anseios e Utopias no Cotidiano Escolar

Marina Queiroz Silva, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


A temática da Pluralidade Cultural diz respeito à análise e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, imersos em suas desigualdades socioeconômicas e relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. A abordagem dessa temática oferece ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. O artigo destaca que para abordar a pluralidade cultural e social no cotidiano escolar é importante relembrar as especificidades da cultura e da sociedade no mundo. A cultura vai se formando historicamente, crescendo e se transformando dentro de uma sociedade permeada por seus hábitos, valores, pensamentos, crenças, conceitos e formas de organizar e desenvolver os espaços sociais, gerando confrontos, mas também soluções para seus inúmeros conflitos e anseios sociais. O texto salienta ainda que o respeito à pluralidade social e a busca por identidade no âmbito do cotidiano escolar constituem parte do processo de construção inserido no contexto dessa ampla manifestação histórico cultural

Palavras-chave


pluralidade cultural, identidade, cotidiano escolar

Texto completo: PDF