Instrumentos de avaliação no Ensino Superior a Distância

Rafael Eduardo Cruz, Ivana Guimarães Lodi, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


A busca de entendimentos e conceitos mais recorrentes acerca dos instrumentos de avaliação utilizados no ensino a distância é o objetivo do presente artigo. Nele partese do pressuposto de que na educação a distância (EAD), fazem-se necessárias variadas formas de aferir a aprendizagem, diferentes daquelas normalmente adotadas no modo presencial. Este trabalho, de natureza exploratória e documental, utiliza, além das fontes bibliográficas, um roteiro de pesquisa aplicado em uma Faculdade de Ensino a Distância na cidade de Araxá – MG. O objetivo consistiu em fazer um comparativo acerca dos instrumentos de avaliação utilizados na EAD e aqueles utilizados no ensino presencial. O referencial teórico destaca autores como: Rodrigues (2008),Silva (2006), Primo (2005), Lima Júnior (2006), Caldeira, (2004) e Cruz (2009) dentre outros. A metodologia retrata por meio do estudo de caso a eficácia ou não de instrumentos de avaliação aplicados na modalidade de Ensino a Distância e na perspectiva qualitativa, os resultados apontaram para a necessidade de instrumentos avaliativos inovadores na modalidade EAD, pois evidenciou-se a presença significativa de modalidades tradicionais nem sempre pertinentes.


Palavras-chave


Avaliação; Ensino a distância; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação; Credibilidade

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