O uso das TIC’s na Metodologia do ensino da Matemática no Ensino Superior

Carla Madalena Santos, Carlos Antônio Silva

Resumo


Este trabalho tem como objetivo mostrar que as Tecnologias de Comunicação e Informação – TIC’s aparecem no cenário mundial atual como um recurso didático e metodológico com capacidade de promover a inserção do sujeito ao contexto da aprendizagem de maneira prazerosa, criativa, moderna, envolvente e desafiadora podendo ser utilizadas na metodologia de ensino de conteúdos nas áreas das exatas, buscando a diminuição da evasão. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em D’Ambrósio (1993), Paulo Freire (1996), Kenski (2008), Moran (2013), Prado (2014), Silva (2013), com estudos de casos. Inúmeros são os problemas remanescentes do ensino da Matemática na Educação Básica e que possuem reflexo direto no Ensino Superior, não podendo ser estes um entrave para a aprendizagem dos estudantes. As aulas de Matemática, Cálculo, Álgebra e Geometria Analítica podem tornar-se mais interessantes se forem utilizados recursos tecnológicos como o Geogebra e dificuldades encontradas pelos alunos nos pré-requisitos de Matemática vindos da Educação Básica podem ser sanadas se forem utilizadas em ambientes virtuais, na modalidade de EAD (Educação a Distância), para trabalharmos atividades de revisão propostas no Nivelamento de Matemática.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação e Comunicação, Metodologia do Ensino da Matemática, Educação Básica, Ensino Superior

Texto completo: PDF