A posição do Docente Universitário face ao deslocamento da autoridade na Era Pós-moderna

Jaqueline Sousa Silva, Maria Celeste de Moura Andrade

Resumo


O presente artigo, apresentado como requisito para conclusão do curso de Pós- graduação latu sensu em Docência Universitária do Uniaraxá, visa refletir sobre a posição do professor inserido no Ensino Superior frente ao exercício da autoridade docente. Esta autoridade, tão controvertida na pós-modernidade, teria se deslocado ou se perdido em meio às novas perspectivas de subjetivação na contemporaneidade? Este questionamento, oriundo de uma discussão em sala de aula do referido curso, constituiu a base de reflexão que originou o artigo e que suscitou várias controvérsias face à complexidade do tema. Além da pesquisa bibliográfica, foi feito um estudo de caso a partir dos depoimentos registrados no debate. O estudo foi fundamentado em autores da perspectiva Pós Crítica em Educação: Deleuze (1992); Gallo (2003); Pereira (2004; 2009); Pereira, Paulino & Franco (2011); Silva (1990; 1991), buscando no pensamento de Foucault (1997; 200, 2004) convergências entre a função autor e educador; e as interfaces das relações saber/poder na educação. A abordagem analisa o deslocamento do foco e das perspectivas da autoridade docente e as possibilidades do professor tomar posse de si, da sua autoridade, sob o risco de sofrer as consequências da angústia gerada pelos deslocamentos de poder no exercício de sua função.


Palavras-chave


autoridade/autoria, docência universitária, subjetividade docente, contemporaneidade, poder

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