Profissionalizar a Educação? Educação Profissionalizante? Uma discussão necessária

Wendel Rodrigo de Almeida, Mauro Lúcio Batista Cazarotti, Ivana Guimarães Lodi

Resumo


O artigo apresenta questões sobre formação e prática docente a partir de uma análise crítica do panorama de educação profissionalizante, da inserção dos alunos no mercado de trabalho e das necessidades e exigências das organizações. O objetivo desta proposta está em relacionar a formação e práticas docentes nas perspectivas atuais, vistas pela necessidade do ingresso de profissionais técnicos no mercado de trabalho. O estudo foi realizado por meio de literaturas referentes às necessidades e exigências das organizações, a análise da inserção de alunos dos cursos técnicos profissionalizantes no mercado de trabalho e observação acerca das atuais perspectivas de práticas docentes junto aos cursos técnicos. As considerações finais destacam o enfoque na importância da pesquisa e estudo junto a professores, para uma práxis pedagógica de excelência. Também reflete sobre a necessidade de valorização dos docentes, propiciando condições infraestruturais e supraestruturais para uma Educação que perceba as exigências corporativas e organizacionais; o que, se não contemplado, acaba por inviabilizar o ingresso dos futuros profissionais, no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Educação Profissional; Formação e Prática Docente; Mercado de Trabalho; Organizações.

Texto completo: PDF