A pegada ecológica dos alunos do 1º período do curso de Pedagogia do UNIARAXÁ

Antônio Geraldo Alves Ribeiro, Rodrigo Machado Ribeiro, Carlos Henrique de Freitas, Juliana de Fátima Silva

Resumo


A pegada ecológica é uma ferramenta que possibilita medir o impacto do homem sobre o planeta. Esta medida pode ser obtida em hectares ou qualitativamente, pela forma como o homem realiza suas ações cotidianas. Quantificou-se a pegada ecológica dos alunos do 1º período do curso de Pedagogia do UNIARAXÁ de modo a apresentar suas percepções e discutir os desdobramentos desta pegada na vida diária. Além de considerar as reflexões que o tema suscita e ações ambientais para melhorar os índices registrados na sociedade brasileira. Os procedimentos adotados para a obtenção dos dados foram elaborados à partir de questionário elaborado pela Global Footprint Network, adaptado pela equipe de Comunicação Institucional da Rede CLIMA do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O questionário é composto de catorze questões, referentes a atividades e comportamentos dos pesquisados, em casa, no transporte e na alimentação. Conforme pontuação padronizada para cada uma das alternativas apontadas, dimensionou-se o impacto dos 40 respondentes. A pegada ecológica estimada foi de 45,1 pontos e mostra que o grupo tem uma pegada moderada e que o estilo de vida adotado precisa de atenção, pois está um pouco acima da capacidade natural de regeneração de recursos pelo planeta, uma vez que o limite aceitável para concordância com as questões ambientais está entre 50 a 70 pontos. O resultado obtido demonstra que o grupo pode ainda ampliar o entendimento sobre as questões socioambientais de forma a garantir futuros educadores conscientes da realidade e aptos a sensibilizar e conscientizar seus alunos para a busca da sustentabilidade.


Palavras-chave


Educação Ambiental, Comportamento, Sustentabilidade

Texto completo: PDF