Ferramentas e estrategias de interação e comunicação na prática da tutoria em EAD

Aline Tatiane Evangelista de Oliveira, Carla Madalena Santos, Joice Aparecida Pereira, Lucimar Giffoni Anchieta Fontes, Tânia Beatriz da Silva, Paula Andréa Prata Ferreira

Resumo


O presente trabalho busca investigar o emprego das ferramentas e as estratégiasque o tutor poderá utilizar no ambiente virtual de aprendizagem para promover a interatividadee a comunicação na prática da tutoria em EaD, na perspectiva da aprendizagemcolaborativa dos alunos. Para isso, fizemos uma pesquisa inicial da história e a evolução daEaD desde o seu surgimento aos dias atuais, em seguida analisamos os diversos sistemasde tutoria usados no ensino a distância e por fim levantamos as principais ferramentas deinteração usadas nesse processo. Usamos a pesquisa bibliográfica como fonte de pesquisade todo o trabalho, buscando artigos científicos e livros de autores que se debruçam sobreo tema. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que asdiferentes ferramentas de interação facilitam e apoiam o processo ensino-aprendizagem,criando possibilidades de maior interação entre professor/aluno/tutor, permitindo que osparticipantes do curso interajam, havendo o compartilhamento e produção dos conhecimentos.

Palavras-chave


EaD; tutoria; ferramentas

Texto completo: PDF