Ferramentas e estrategias de interação e comunicação na prática da tutoria em EAD
Resumo
O presente trabalho busca investigar o emprego das ferramentas e as estratégiasque o tutor poderá utilizar no ambiente virtual de aprendizagem para promover a interatividadee a comunicação na prática da tutoria em EaD, na perspectiva da aprendizagemcolaborativa dos alunos. Para isso, fizemos uma pesquisa inicial da história e a evolução daEaD desde o seu surgimento aos dias atuais, em seguida analisamos os diversos sistemasde tutoria usados no ensino a distância e por fim levantamos as principais ferramentas deinteração usadas nesse processo. Usamos a pesquisa bibliográfica como fonte de pesquisade todo o trabalho, buscando artigos científicos e livros de autores que se debruçam sobreo tema. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que asdiferentes ferramentas de interação facilitam e apoiam o processo ensino-aprendizagem,criando possibilidades de maior interação entre professor/aluno/tutor, permitindo que osparticipantes do curso interajam, havendo o compartilhamento e produção dos conhecimentos.
Palavras-chave
EaD; tutoria; ferramentas