A formação do professor de Ciências Biológicas: o que tem sido pesquisado?

Carolina Kiyoko Mellini, Helena de Ornellas Sivieri-pereira

Resumo


A proposta deste artigo é analisar a produção científica publicada em periódicosreferentes ao tema de formação de professores de Ciências Biológicas (CB). A temáticafoi pesquisada em publicações da base de dados de artigos SCIELO, no período de 2010a 2017. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa/quantitativa, caracterizando-ocomo estudo de revisão bibliográfica. O processo possibilitou identificar 20 artigos alinhadosà temática da pesquisa, que foram agrupados em quatro áreas de conteúdo: Formaçãoinicial de professores de CB; Formação de professores em uma área específica das CB; Formaçãode professores de CB e o Estágio Supervisionado; Educação Inclusiva e a formaçãodo professor de CB. Foi possível perceber a existência de uma lacuna teórica nos estudossobre a formação de professores de CB no Ensino Superior, bem como evidenciar que aárea em questão, caracteriza-se emergente no campo da Formação de Professores.

Palavras-chave


Ciências Biológicas; Ensino Superior; Formação de professores

Texto completo: PDF