Filosofia e Didática: Intermezzo1 Teórico- Metodológico sobre o fazer filosófico no Ensino Médio
Resumo
Este texto retoma parte das análises realizadas durante a pesquisa de MestradoFilosofia e fazer filosófico no ensino médio: ressonâncias e deslocamentos em Deleuze-Guattari,levada a efeito em dezembro de 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educaçãoda Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Contextualizada pelo âmbito da linha depesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais, a pesquisa teve como objeto de investigaçãoo ensino da filosofia e o fazer filosófico no ensino médio, e seu objetivo foi examinarem que medida os sentidos atribuídos pelos professores de filosofia do ensino médio aofazer filosófico têm provocado a possibilidade de uma “pedagogia do conceito”. A articulaçãoteórica que nos baliza neste trabalho foi realizada nas obras de Deleuze (1992, 2006),Deleuze; Guattari (1995, 2005), Marcondes (2004), Silveira (2007), Rodrigo (2009) eGallo (2010). Nesse ínterim, as discussões que se destacam situam-se no campo da didática,especialmente no que diz respeito aos recursos, ao planejamento e as unidades teórico--metodológicas que orientam o fazer filosófico em sala de aula.
Palavras-chave
Ensino da filosofia; Ensino Médio; Didática