A música como instrumento lúdico pedagógico na Educação Infantil

Ivana Guimarães Lodi, Lucas Matheus Souza

Resumo


Este estudo traz uma discussão sobre a real importância da utilização da músicana sala de aula, e como essa arte pode ser utilizada como ferramenta lúdico-pedagógica.Durante o processo de pesquisa houve também a necessidade de observar a trajetória pelaqual a Educação Musical passou no Brasil, desde o Período Jesuítico até os tempos de hoje.O principal objetivo aqui é mostrar que a música tem a sua grande parcela colaborativa nodesenvolvimento cognitivo, emocional e afetivo das crianças, e observar como professoresdas redes privadas e públicas de ensino da cidade de Araxá lidam com essa arte dentro doambiente escolar. A investigação foi elaborada através de uma revisão bibliográfica, comcaráter qualitativo, e foi necessário a utilização de um questionário, para compreendermelhor a realidade da utilização da música. Concluiu-se, que essa arte mesmo com todaa sua complexidade, traz benefícios ao processo ensino-aprendizado dos alunos, mas queinfelizmente não se tem uma ampla utilização dessa ferramenta.

Palavras-chave


Educação Musical; Lúdico-pedagógico; Ensino-aprendizagem

Texto completo: PDF