Educação e aprendizagem no século XXI: o papel do professor e do aluno frente aos impactos das tecnologias da informação e da comunicação (tic) na educação

Sergio Túlio de Pinho Tavares, Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes

Resumo


A educação do século XXI desenha novos papéis para que a aprendizagem possaocorrer em meio a tantas fontes de informação e tamanha diversidade sociocultural que envolvea sociedade nos dias atuais. A tecnologia está presente em todos os aspectos da sociedade,inclusive o educacional. Desta forma, o presente artigo faz um estudo bibliográficopara apontar a redefinição dos papéis de professores e alunos em relação à disseminação dasTecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). O objetivo do texto é demonstrarque a presença de recursos tecnológicos em sala de aula é um marco no meio educacional esua utilização pode ser adaptada em várias situações, criando uma nova concepção de ensinoque transforma a escola, torna o aluno como protagonista da sua aprendizagem e possibilitaao professor atuar como mediador e facilitador do grande volume de informaçõesque abastecem a internet. Para que isso aconteça, é preciso investir e incentivar a formaçãocontinuada do professor, que deve se tornar um líder com fluência digital, gerenciador deconflitos e conhecedor das metodologias ativas. A busca deve ser pela preparação do alunopara vida e para o mercado de trabalho, através uma aprendizagem significativa com focona criatividade e no engajamento social.

Palavras-chave


Educação; Tecnologia; Informação; Comunicação

Texto completo: PDF