O professor e o processo avaliativo – desafios cotidianos e complexidade
Resumo
A questão da avaliação escolar é muito complexa e sempre vem sendo discutidapor educadores e instituições pesquisadoras do ensino. Não existem conclusões definitivassobre o tema, mas o consenso de que avaliar é preciso está sempre presente, pois sem avaliarnão podemos saber se os objetivos do ensino foram alcançados. Mas afinal o que é avaliarem educação? Avaliar é medir, é testar? Para entender estas contradições, vários autoresdiscutem sobre o processo de avaliar na educação em todos os níveis, como Luckesi (1996e 2001), Hoffman (1998 e 2001), Hadji (1994), Perrenoud (2003) e Resende (1993). Assim,esta pesquisa, buscou conhecer mais sobre a Avaliação e seus impactos na educação. Ametodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionáriosemiestruturado com 10 pedagogas em formação no Uniaraxá e 10 pedagogas já formadase atuantes, que já vivenciam este processo dentro da sala de aula. O que se percebe com apesquisa realizada, é que as professoras, em certos momentos, apresentam as mesmas respostasque as graduandas. Algumas das professoras têm um discurso inovador, porém, aorealizarem a avaliação, muitas vezes são obrigadas a dar valor somente aos resultados finais.
Palavras-chave
Avaliação; Educação; Professor; Aluno