Os desafios da escrita científica: Uma análise dos capítulos teóricos de 10 Dissertações de Mestrado em Educação

Ricardo de Oliveira Ramalho, Flávia Júnia Justino Pacheco Garcia, Juno Alexandre Vieira Carneiro Carneiro

Resumo


A clareza, a concisão, a objetividade e a linguagem despersonalizada são requisitospara uma boa escrita científica, além do respeito às regras gramaticais e das diretrizes daAssociação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Este artigo tem como objetivo analisaros problemas técnicos e linguísticos nas dissertações de mestrado da área da Educação, comvistas a detectar os possíveis problemas na utilização das Normas da ABNT, problemas decoerência e coesão textual e falta de concisão e clareza. Os fundamentos teóricos do estudoforam baseados, sobretudo em Gil (2002); Severino (2007); Normas da ABNT 10520;NBR 12225; Khun (1998); Koch (2004); Koch; Travaglia (2008); Mussalin (2001). Aabordagem da pesquisa é qualitativa (ZANELLA, 2012). Quanto à finalidade ela é descritiva(GIL, 2002). Para analisar os dados utilizamos a descrição analítica do conteúdo(ZANELLA, 2012). O corpus da pesquisa é composto de 10 (dez) dissertações escolhidasaleatoriamente, de diferentes Instituições de Ensino Superior. Após as análises chegamosaos seguintes resultados: das dez dissertações analisadas todas apresentaram algum problema,seja na estrutura, na forma ou no conteúdo. Portanto, a escrita científica é uma ciênciaque exige conhecimentos, treino e preparação, assim como o cumprimento estrito dasregras e normas gramaticais e das Normas da ABNT. Ademais, com a ciência dos erros queforam encontrados nestas 10 dissertações analisadas, espera-se contribuir para a melhoriadas técnicas de redação fazendo com que a comunicação escrita se torne mais efetiva.

Palavras-chave


Escrita Científica; Educação; Formatação;

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